Wilson  C  Azevêdo Jr.

Av. Praia de Ponta Negra 9119 apto 1901
Natal - RN
CEP: 59092-100
+55 84 8837-1896
wilson@aquifolium.com


 


Histórico Profissional

 


Aquifolium Educacional, Cursos, Grupos de Estudo e Eventos Virtuais   (06/1999 - presente)
Rio de Janeiro, RJ
Diretor Técnico-Pedagógico

A Aquifolium Educacional é uma empresa especializada em Educação Online, com uma abordagem metodológica voltada para a aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais. Desde 1999 oferece cursos, grupos de estudos e eventos virtuais freqüentados por mais de 3 mil pessoas. Na Aquifolium desenvolvo as seguintes atividades:

  • Coordeno técnico-pedagógicamente cursos online tanto no projeto e implantação do ambiente online em que são realizados, quanto no seu design instrucional, inclusive seleção de materiais didáticos, recursos tecnológicos e propostas de atividades de aprendizagem, dentro da metodologia de aprendizagem colaborativa, especialmente os de formação de recursos humanos para Educação Online, como o básico Introdução à Educação Online, o Fundamentos, Estratégias e Práticas de Ensino Online, Introdução ao Planejamento Educacional para Educação Online, e Avaliação em Educação Online. Em alguns destes cursos atuo como docente, em outros oriento e acompanho docentes e especialistas contratados.
  • Coordeno técnico-pedagógicamente grupos de estudos online especialmente na área de Educação Online. Acompanho e oriento diretamente o estudo em grupo em ambiente virtual predominantemente assíncrono.
  • Projeto, organizo e coordeno eventos virtuais (atividades online assíncronas de curta duração) com especialistas nacionais e internacionais, entre os quais a série de encontros com Pioneiros da Educação Online, com Robin Mason, Murray Turoff, Linda Harasim e Andrew Feenberg em junho/julho de 2003, e o colóquio virtual Contributos para uma Escola Pública de Qualidade, para a Associação de Pais da Escola da Ponte (Portugal), que reuniu quase 2 mil pessoas em junho de 2004.

 


Conselho da Justiça Federal, Centro de Estudos Judiciários   (03/2004 - 2010)
Brasília, DF
Consultor Educacional - e-Learning / Educação Online

O Conselho da Justiça Federal é um órgão auxiliar ao trabalho da Justiça Federal, oferecendo apoio e serviços a mais de 1.200 juízes federais em todo o país. Em 2004, em parceria com a Universidade Federal Fluminense, passou a oferecer um curso online de especialização em Direito Processual Público para sua clientela. Dentro deste projeto desenvolvi e ainda desenvolvo as seguintes atividades:

  • Acompanhei e prestei consultoria direta, a distância, via Internet, para o planejamento e design instrucional do curso de especialização em Direito Processual Público, interagindo com a equipe do CEJ.
  • Projetei, desenvolvi e lecionei um curso de capacitação pedagógica específico para o ensino online para a equipe de docentes do curso.
  • Projetei e coordenei um evento virtual de sensibilização sobre Direito Processual Público para cerca de 200 juízes federais.
  • Projetei, desenvolvi e lecionei um módulo a distância online de ambientação psico-pedagógica para a educação online para a primeira turma de 50 alunos deste curso.
  • Acompanho e presto suporte pedagógico a distância, via Internet, para a equipe docente deste curso.

 


SEBRAE NACIONAL, Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora (UEDCE)   (05/2001 - 12/2002)
Brasília, DF
Capacitação de Tutores para Educação Online

O programa de Educação a Distância via Internet do SEBRAE é o maior programa de educação online em operação no Brasil, tendo atingido até outubro de 2004 mais de 200 mil alunos em todo o país e mesmo fora do Brasil. A equipe de tutores do programa já soma mais de 150 profissionais espalhados por todas as unidades da federação, todos eles capacitados ou sob minha supervisão ou diretamente por mim. Para a UCDE do SEBRAE desenvolvo desde 2001 as seguintes atividades:

  • Projetei, desenvolvi, coordeno e leciono o curso de capacitação em animação de comunidades virtuais e estratégias de ensino online pelo qual passam candidatos a tutores dos programas de educação a distância via Internet do SEBRAE.
  • Avalio diretamente os candidatos que entram neste curso e com base nisto encaminho os aprovados para as etapas seguintes do processo de seleção destes profissionais.

 


Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), XI Congresso Internacional de Educação a Distância (08-09/2004)
Salvador, BA
Coordenador de atividades não-presenciais

Com mais de 2 mil sócios em todo o país, a ABED é a principal entidade de profissionais e instituições de ensino a distância no Brasil. Anualmente realiza o principal evento do calendário da EaD no país, o Congresso Internacional de Educação a Distância. A edição de 2004 deste congresso foi realizada com uma novidade: foi o primeiro congresso semipresencial da história da ABED, com atividades realizadas presencialmente e atividades a distância online realizadas antes, durante e depois do período presencial. Para o congresso da ABED de 2004 realizei as seguintes atividades:

  • Projetei e coordenei as atividades não-presenciais do congresso que foram realizadas uma semana antes, durante e após o encontro presencial.
  • Na semana anterior coordenei uma mesa-redonda virtual que reuniu alguns dos especialistas convidados para o congresso.
  • Na semana de realização dos encontros presenciais, mantive e enviei boletins informativos online enviados diretamente dos locais de reunião do congresso, utilizando tecnologias de acesso móvel à Internet (GPRS e Wi-Fi)
  • Na semana seguinte à dos encontros presenciais, coordenei a discussão dos trabalhos científicos apresentados no congresso diretamente com seus apresentadores.

 


Sistema FIRJAN - SESI/RJ e SENAI/RJ, GEAD   (11/2002 - 12/2002)
Rio de Janeiro, RJ
Consultor Educacional - e-Learning / Educação Online

O Sistema FIRJAN vem sendo um dos pioneiros dentro do sistema CNI no desenvolvimento de programas a Distância. No segundo semestre de 2002 começou a movimentar-se na direção da adoção de educação online em seus programas. No entanto uma tentativa anterior não tão bem-sucedida deixara impressões negativas que precisavam ser superadas por uma experiência bem-sucedida. Em novembro e dezembro de 2002 desenvolvi as seguintes ações:

  • Concebi, projetei e realizei um seminário virtual de sensibilização com o objetivo de despertar o interesse pela educação online e proporcionar uma bem-sucedida experiência que pudesse ser posteriormente disseminada pela instituição.
  • Desenvolvi um trabalho de ambientação psico-pedagógica para os 60 primeiros alunos de um curso-piloto interno à instituição.
  • Desenvolvi um trabalho de acompanhamento pedagógico dos alunos durante o curso-piloto de modo a mantê-los motivados e envolvidos no curso.

 


SEBRAE NACIONAL, Curso Online "Iniciando um Pequeno Grande Negócio" (IPGN)   (10/2001 - 12/2002)
Brasília/Rio de Janeiro, DF/RJ
Coordenador da Gestão de Tutoria

Maior iniciativa brasileira de Educação a Distância via Internet até o momento, o IPGN atendeu mais de 100.000 alunos desde outubro de 2001. Para este programa desenvolvi as seguintes atividades de gestão educacional, realizadas de forma exclusivamente online:

  • Coordenei a equipe de gestão que atuou em duas frentes: uma, de consolidação e análise estatística e outra de suporte e acompanhamento pedagógico. A primeira levantava e fornecia informações quantitativas e qualitativas sobre desempenho de turmas e tutores para que a segunda orientasse sua atuação de modo a identificar as melhores práticas e dar apoio aos que se encontravam em dificuldades.
  • Prestei orientação e suporte pedagógico aos 42 docentes que compunham a equipe de tutores do IPGN.
  • Dinamizei e moderei a comunidade virtual de docentes do IPGN, estimulando a troca de informações e experiências, mantendo-os informados, recolhendo sugestões e promovendo a discussão em torno de estratégias de atuação.
  • Promovi e coordenei seminários virtuais de atualização e educação continuada para a equipe docente do IPGN.
  • Avaliei o perfil de atuação de cada docente, relatando periodicamente à coordenação geral do IPGN no SEBRAE Nacional.

 


SEBRAE NACIONAL, Curso Online "Iniciando um Pequeno Grande Negócio" - IPGN   (09/2001 - 12/2002)
Rio de Janeiro, RJ
Consultor Educacional - e-Learning / Educação Online

O SEBRAE é o principal responsável pela difusão do empreendedorismo no país, com várias iniciativas desenvolvidas também no campo educacional. Desde 2000 procurava oferecer um curso a distância via Internet. "Iniciando um Pequeno Grande Negócio" (IPGN) foi inicialmente concebido como um programa puramente auto-instrucional via Internet, com algum suporte de tutoria. Oferecido inicialmente entre maio e junho de 2001 para um grupo-piloto de 500 alunos,os índices de evasão foram considerados preocupantes. A partir de setembro de 2001 passei a desenvolver para este programa as seguintes ações:

  • Promovi a reformulação da concepção pedagógica do IPGN na direção da adoção da abordagem baseada em comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa.
  • Indiquei e acompanhei a implantação de modificações no ambiente virtual do IPGN de modo a favorecer e melhor apoiar o desenvolvimento da aprendizagem colaborativa.
  • Defini o perfil profissional e pedagógico que fundamentou o processo de seleção de docentes para o IPGN.
  • Concebi e coordenei o processo de capacitação da equipe docente do IPGN.
  • Como resultado destas intervenções, os índices de evasão, que chegaram a mais de 80% numa turma do piloto de março/maio de 2001, caíram para até menos de 20% em algumas turmas de outubro/dezembro de 2002, apesar de se tratar de um curso gratuito para o aluno, que não possui qualquer vínculo com o SEBRAE.

 


UNIFESP - Escola Paulista de Medicina, DIS - Departamento de Informática em Saúde   (06/2000 - 09/2000)
São Paulo, SP
Consultor Educacional - e-Learning / Educação Online

A Universidade Federal de São Paulo (antiga Escola Paulista de Medicina) é um reconhecido centro de excelência na área de educação e saúde. O DIS, Departamento de Informática na Saúde, é responsável pela "Unifesp Virtual", campus virtual da Unifesp, oferecendo desde 1997 diversos cursos online. Entre junho e setembro de 2000 desenvolvi as seguintes atividades de consultoria:

  • Orientei o processo de adoção da metodologia da aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais nos cursos online da Unifesp Virtual.
  • Desenvolvi um trabalho de ambientação psico-pedagógica no meio online para uma equipe de docentes da Unifesp com vistas a sua adaptação ao ambiente de interação coletiva no qual passaram a ser oferecidos os cursos online da Unifesp Virtual.

 


UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO, COPPE/LTDS   (12/1999 - 02/2000)
Rio de Janeiro, RJ
Consultor Educacional - e-Learning / Educação Online

O Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social da COPPE/UFRJ enfrentava em fins de 1999 o desafio de planejar, desenvolver e oferecer um curso semipresencial de Gestão de Iniciativas Sociais para o SESI Nacional. As atividades a distância seriam desenvolvidas em ambiente online. Entre dezembro de 1999 e fevereiro de 2000 desenvolvi as seguintes atividades como consultor técnico-pedagógico:

  • Apresentei, por meio de palestras e reuniões de trabalho, as alternativas possíveis para o desenvolvimento das atividades a distância em ambiente online de modo a orientar a escolha a ser feita ela equipe do LTDS.
  • Concebi e desenvolvi um programa de ambientação para os primeiros 120 alunos do curso objetivando promover sua adaptação psico-pedagógica ao ambiente online.

 


SENAI - Departamento Nacional, CIET - COTED   (11/1999 - 05/2001)
Rio de Janeiro / Brasília, RJ/DF
Consultor Educacional - e-Learning / Educação Online

O SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) é uma das mais importantes insituições de educação profissional do país. Desde o início da década de 1990 firmou-se no SENAI Nacional a convicção de que somente através da Educação a Distância poderia expandir seu alcance para cumprir sua missão. A partir de 1998 o SENAI Nacional deu início a um projeto estratégico de implantação de um programa de Educação Online. Em setembro de 1999 fui convidado a colaborar com este projeto, a partir de novembro do mesmo ano fui contratado como consultor e desenvolvi as seguintes intervenções:

  • Capacitei a equipe técnico-pedagógica do projeto especificamente em Pedagogia Online.
  • Defini marcos referenciais e linhas de ação em educação online consolidadas em documento interno que passou a orientar as atividades do SENAI Nacional neste campo.
  • Acompanhei e orientei as diversas etapas de planejamento e projeto do Programa de Especialização em Tecnologia e Gestão Ambiental, programa a distânca online desenvolvido em parceria com 2 universidades brasileiras e 2 universidades canadenses.
  • Avaliei do ponto-de-vista pedagógico diversas ferramentas de gerenciamento para educação online e defini um conjunto de adaptações e customizações necessárias de modo a adequar aquela que fosse selecionada aos princípios e marcos referenciais aprovados.
  • Capacitei a equipe docente do referido programa especificamente em Estratégias e Práticas de Ensino Online para a aprendizagem colaborativa em comunidades virtuais.

 

 


Seminário Teológico Presbiteriano do Rio de Janeiro (STPRJ), , Programa de Educação Continuada via Internet (PECNet)   (11/1997 - 06/2000)
Rio de Janeiro, RJ
Coordenador Geral

O PECNet/STPRJ foi o programa pioneiro de educação teológica via Internet e um dos primeiros programas online do Brasil. Voltado para a formação teológica de leigos na Igreja Presbiteriana do Brasil, teve cerca de 700 alunos em seus 3 anos de funcionamento. Neste programa desenvolvi as seguines atividades:

  • Coordenei a equipe que planejou e estruturou a grade de disciplinas do programa.
  • Desenhei e projetei o ambiente online no qual os cursos foram oferecidos, selecionando e articulando os recursos tecnológicos nele utilizados.
  • Desenvolvi o design instrucional dos cursos auxiliando e orientando os docentes quanto à melhor organização e apresentação do material didático.
  • Orientei e prestei suporte pedagógico aos docentes do programa, especialmente através de uma comunidade virtual de professores permanentemente reunidos virtualmente para o compartilhamento de problemas, idéias e soluções, bem como na construção de estratégias de ensino.
  • Desenvolvi, implantei e conduzi um módulo de ambientação online, importante recurso para o desenvolvimento do programa e superação das primeiras dificuldades.

 


EMBRATEL - Empresa Brasileira de Telecomunicações, DDH - Desenvolvimento de Recursos Humanos   (09/1994 - 10/1995)
Rio de Janeiro, RJ
Pesquisador

A Embratel é a maior empresa de telecomunicações do país. Até 1999 era uma empresa estatal num contexto de monopólio estatal das telecomunicações. Mas desde meados da década de 90 preparava-se para um novo contexto de competitividade. Como parte deste preparo, foi desenvolvido o Programa de Reforço e Suplementação de Segundo Grau, visando dotar sua força de trabalho, de reconhecida competência técnica, de uma formação humanística mais abrangente. Este projeto de educação corporativa a distância pretendia utilizar a rede de micro-ondas e a Internet, naquele momento em implantação comercial no Brasil.

  • Integrei a equipe que desenvolveu conteúdos específicos, cabendo a mim os conteúdos de Antropologia Social e Filosofia.
  • Participei das discussões internas ao departamento sobre meios e estratégias de educação a distância por meio do uso de novas tecnologias.


Formação

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional)   (1995)
Doutorado em Antropologia Social
Créditos completos - aprovado em exame de qualificação

 

 

Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião   (1989)
Mestrado em Ciências da Religião
Créditos completos

 

 

Universidade Federal do Rio de Janeiro   (1987)
 Bacharelado e Licenciatura em Filosofia

 

 

Seminário Teológico Presbiteriano   (1983)
Bacharel em Teologia

 


Idiomas

 

Inglês

 


Participação em diretorias

 


Diretor de Ética e Qualidade - Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) de outubro de 2001 a outubro de 2003.


Publicações

 


Fundamentos da Educação Online
Anotações de leitura

Rio de Janeiro, Livro Rápido, 2006

 

Como tornar-se um e-Aluno
Orientações práticas para suas primeiras experiências em e-learning

Rio de Janeiro, Livro Rápido, 2005

 

Muito Além do Jardim de Infância

Temas de Educação Online

Rio de Janeiro, Livro Rápido, 2005

 

Relação atualizada de artigos publicados e entrevistas concedidas disponível em http://www.aquifolium.com.br/educacional/artigos/


Atividades docentes

 

 

Aquifolium Educacioal

Instrutor dos cursos "Introdução à Educação Online", "Estratégias de Ensino Online e Animação de Comunidades Virtuais" e "Fundamentos da Educação Online" (desde 1999).

Coordenador de cursos online, como “Pioneiros a Educação Online, "Introdução ao Planejamento Educacional para EaD" e "Avaliação em Educação Online" (desde 2002)

Coordenador de Grupos de Estudos Online (desde 2002)

Coordenador de Eventos Virtuais (desde 2000)

 


Universidade Católica de Pelotas (UCPEL)
Instrutor dos cursos "Introdução à Educação Online" e "Fundamentos, Estratégias e Práticas de Ensino Online" deste agosto de 2004.


UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Instrutor do curso "Educação a Distância via Internet: capacitação de professores" (1999-2000).


UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Coordenador e um dos instrutores do curso "Educação a Distância via Internet" (2000).


SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO DO RIO DE JANEIRO
Coordenador do Programa de Educação Continuada via Internet (PECNet); professor de Hermenêutica no Curso de Formação de Educadores Cristãos via Internet; Professor de Antropologia, Sociologia, Lógica, Filosofia, História da Filosofia, Metafísica e Epistemologia de 1986 a 2000.


Atividades de Pesquisa

 


PROTESTANTISMO E MODERNIDADE: O NEOPENTECOSTALISMO
Pesquisa desenvolvida com o apoio da CAPES e do CNPq no Museu Nacional/UFRJ, com vistas à elaboração da tese de doutorado (1991-1994).


CENSO INSTITUCIONAL EVANGÉLICO
Pesquisa desenvolvida
com o apoio do CNPq no Instituto de Estudos da Religião (ISER) de 1991-1992


O SAGRADO E O POPULAR NA MODERNIDADE
Pesquisa desenvolvida com o apoio da FAPERJ no Museu Nacional/UFRJ de 1990-1991


MICROPOLÍTICA DO PASTORADO
Pesquisa desenvolvida no Instituto Ecumênico de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (S.B. Campo) de 1987-1989

 


Moderação de Comunidades Virtuais

 


EOL, Conselho de Animação Comunitária (04/2000 - 10/2002)
Rio de Janeiro, RJ
Moderador - Animador de Comunidades Virtuais
A Comunidade EOL (Educação On Line) reúne em sua maior parte ex-alunos meus de cursos online que ministrei. Desde seu surgimento em julho de 2000 vem se constituindo numa das principais comunidades virtuais voltadas para a discussão de temas de interesse de educadores ligados ao e-Learning e à Educação a Distância via Internet. Fui o responsável por sua criação e desde seu início orientei-a para que fosse moderada por um conselho de animadores. Por 2 anos consecutivos fui eleito pela comunidade EOL para fazer parte deste conselho e liderei suas atividades.


Igreja Presbiteriana do Brasil, IPBNet (07/1996 - 12/1998)
Rio de Janeiro, RJ
Webmaster - Animador de Comunidades Virtuais
Entre julho de 1996 e dezembro de 1998 fui o responsável pelo website da Igreja Presbiteriana do Brasil na Internet. Neste período trabalhei na criação e posteriormente na condução de 4 comunidades virtuais reunindo interessados em Teologia, missionários, movimentos de juventude e pastores. Estas 4 comunidades chegaram a reunir mais de mil pessoas em todo o Brasil e mesmo em várias partes do mundo.