Flip: a Sala de Aula Invertida

Curso Online
com Jon Bergmann
e Wilson Azevedo

De 16/09 a 04/10/2013

Inscreva-se JÁ!

    Por décadas temos assistido aulas expositivas em sala na escola e levado exercícios, tarefas e trabalhos para fazer em casa. Assim têm funcionado as coisas em escolas e universidades por longos anos.

    Mas o que pode acontecer quando invertemos isto?

    Aulas expositivas em casa; exercícios, trabalhos em grupo, discussão em sala.

    Esta é a proposta da Flipped Classroom, a Sala de Aula Invertida, tornada possível graças à crescente popularização do vídeo digital distribuído online por meio de serviços como o Youtube e similares.

    Explicações curtas, diretas e objetivas em vídeo, que os alunos podem assistir em casa numa gama cada vez mais diversa de dispositivos: telefones celulares, players de vídeo digital, tablets, netbooks, notebooks, computadores de mesa ou mesmo DVD na TV. E todo o tempo de sala de aula liberado para ser aplicado em atividades de aprendizagem também diversas: exercícios individuais ou em duplas, discussão, projetos ou trabalho em grupo, com o professor em sala pronto para orientar e apoiar.

    Foi isto que professores ao redor do mundo começaram a experimentar de alguns anos para cá, com resultados animadores e mesmo surpreendentes.

    Jon Bergmann é um dos pioneiros da Sala de Aula Invertida. Junto com seu colega Aaron Sams escreveu e publicou em fins do ano passado      (Inverta Sua Sala de Aula), livro no qual ambos compartilham o que aprenderam desde quando em 2007 começaram a aplicar o flip, a inversão, em sua sala de aula de Ciências.

    Neste curso teremos a oportunidade de aprender diretamente com ele o que é, como acontece e, principalmente, como se implementa a Sala de Aulas Invertida. Uma chance rara de aprender com quem faz e acumula experiência com uma das mais produtivas e transformadoras abordagens em tecnologia aplicada à Educação. 

    IMPORTANTE: um serviço profissional de tradução permitirá que toda a interação com o prof. Jon Bergmann seja realizada EM PORTUGUÊS.


    Programa
     
    • Fundamentos da Sala de Aula Invertida
    • O modelo flipped-mastery de sala de aula invertida e a aprendizagem para o domínio
    • Como implementar a Sala de Aula Invertida
    • Construindo uma comunidade de prática para a Sala de Aula Invertida
     
     
    Público-alvo

    Educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível fundamental, médio ou superior, bem como da educação profissional e corporativa, estudantes de Pedagogia e profissionais da educação.

     
    Dinâmica do curso

    As atividades do curso se desenvolverão em 4 etapas:

    1. Na semana anterior ao início do curso, alguns textos para leitura prévia preparatória serão distribuídos a todos os inscritos, sintetizando ideias e conceitos básicos sobre o tema do curso. Também orientações específicas e detalhadas sobre o funcionamento do ambiente e a dinâmica do curso serão distribuídas.
     
    2. Na primeira semana do curso os inscritos serão incentivados a desenvolver uma atividade de preparação para o melhor aproveitamento da oportunidade de interação direta com o prof. Jon Bergmann, discutindo previamente entre si as idéias expostas nos textos disponibilizados na semana anterior, de modo a se elaborar um elenco de dúvidas e questionamentos a serem apresentados diretamente ao prof. Bergmann na semana seguinte.
     
    3. Na segunda semana os inscritos terão a oportunidade de debater diretamente com o prof. Jon Bergmann suas idéias acerca da Sala de Aula Invertida, dialogando diretamente com ele a seu respeito, numa espécie de "entrevista coletiva" assíncrona.
     
    4. Na terceira e última semana, novamente entre si, os participantes terão a oportunidade de interagir em torno das idéias apresentadas pelo prof. Bergmann na semana anterior, consolidando assim sua aprendizagem, ao mesmo tempo em que se organizam para após encerrado o curso formarem uma comunidade de prática sobre a Sala de Aula Invertida.

    Esta dinâmica será coordenada, moderada e orientada pelo prof. Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional, em ambiente virtual assíncrono, sem hora marcada, de tal modo que cada inscrito participe destas atividades nos horários e lugares de sua conveniência e/ou preferência. Não haverá atividades programadas com hora marcada.

    IMPORTANTE: um serviço profissional de tradução permitirá que toda a interação com o prof. Jon Bergmann seja realizada EM PORTUGUÊS.

     
    Pré-requisitos

    • Conexão estável e regular com a Internet.
    • Conhecimentos, em nível de usuário, de navegação na web e de uso de correio eletrônico (ler, redigir, responder e enviar mensagens).
    • Disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo de cada uma das 3 semanas de duração do curso.
       

    Avaliação

    Ao final do curso cada aluno procederá a uma auto-avaliação e preencherá e remeterá à coordenação um relatório de aprendizagem no qual descreverá o que de mais importante terá aprendido ao longo das suas 3 semanas de duração.


    Investimento

    O valor total da inscrição é de R$460,00, mas os primeiros a se inscreverem terão um DESCONTO de até 50% e pagarão apenas o valor promocional de R$230,00 ou à vista (por depósito bancário) ou em até 12 (Mastercard/
    VISA) ou mesmo 15 (American Express) vezes no cartão de crédito (confira a tabela de parcelamento para valor total parcelado)

    Escolas e secretarias de educação que inscreverem grandes grupos (mínimo de 6 inscrições) também terão desconto de 50% e pagarão apenas R$230,00 por inscrição, independente do fato de estarem entre os primeiros inscritos. Para inscrição deverão enviar e-mail para <educacional@aquifolium.com.br> informando nomes e endereços de e-mail daqueles que serão inscritos, além de CNPJ, Razão Social e endereço postal da instituição ou órgão público.


    Formulário de Inscrição

     

    Respostas a Perguntas mais Freqüentes

    Como serão as aulas?

    Os alunos terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de conferência eletrônica via e-mail com interface web. Através deste sistema os alunos receberão por e-mail mensagens dos professores e de outros alunos, interagindo tal como se estivessem em uma mesma sala de aulas presencial - estarão em uma "sala de aulas virtual". A qualquer momento o aluno poderá entrar em contato individualmente com o coordenador, em caso de dúvida ou quando precisar de orientação.

    Qual o horário das aulas?

    O horário da conveniência do aluno. O sistema de conferência eletrônica permite que nos horários de sua preferência o aluno receba, responda e envie mensagens que serão, por sua vez, recebidas pelos professores e pelos demais alunos nos horários mais adequados a estes.

    Haverá algum encontro presencial?

    Não. Todas as atividades do curso serão desenvolvidas a distância, exclusivamente via Internet, utilizando os recursos disponíveis na própria rede.

    Que conhecimentos de informática serão necessários para fazer este curso?

    Apenas os conhecimentos rudimentares, em nível de usuário, de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e navegação em páginas web.

    Quanto tempo o curso irá exigir do aluno?

    O curso tem 30 horas-aula de carga horária e 15 dias úteis de duração. Portanto, EM MÉDIA, serão necessárias 2 horas-aula por dia útil. Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à leitura dos textos, das mensagens distribuídas pelo sistema de conferência eletrônica, bem como para a redação de mensagens, o mais próximo possível desta média de 2 horas-aula por dia.

    Quais os pré-requisitos para fazer este curso?

    Por se tratar de um curso online, o requisito operacional mínimo é dispor de acesso regular, não eventual, à Internet. Por acesso regular entende-se a possibilidade de acessar diariamente a Internet por meio de uma conexão estável. Em geral, aqueles que conseguem navegar em paginas web e comunicar-se através de correio eletrônico (e-mail) dispõem deste requisito operacional mínimo. Além destes requisitos operacionais, o curso requer uma dedicação MÉDIA de duas horas diárias para leitura de textos e mensagens (circularão pelo sistema de conferencia eletrónica 20 mensagens por dia útil EM MÉDIA).

    Haverá certificado?

    Sim. Aqueles que concluirem todo o curso e entregarem a última avaliação poderão solicitar, após o encerramento, um certificado de participação, constando a carga horária (30h).

 

 
 
Sobre a Aquifolium Educacional

A Aquifolium Educacional é uma das mais respeitadas empresas no campo da Educação Online no Brasil. Atende instituições de ensino e empresas oferecendo consultoria para a implantação de programas de educação a distância para Intranets ou via Internet, desde a concepção pedagógica até o acompanhamento de docentes em suas primeiras aulas online, passando pelo desenho de ambientes online para aprendizagem colaborativa, capacitação e acompanhamento de docentes, ambientação de alunos etc.

Entre as empresas e instituições atendidas pela Aquifolium Educacional encontram-se: SEBRAE Nacional, SENAI Nacional, SENAC Nacional, SEST/SENAT Nacional, SENAC-SP, Sistema FIRJAN, Conselho da Justiça Federal, Caixa Econômica Federal entre outros.

Da linha de cursos, workshops e encontros online de nível internacional realizados pela Aquifolium Educacional nos últimos anos destacam-se: os cursos online Pioneiros da Educação Online (com Linda Harasim, Robin Mason, Murray Turoff e Andrew Feenberg), Fazer a Ponte (com José Pacheco e a equipe de professores da Escola da Ponte, de Portugal), Capacitação Pedagógica para EaD via Internet; a série de Encontros com a Educação Online (com Rena Palloff, Keith Pratt, Zane Berge, Otto Peters, Gilly Salmon, Susan Tresman entre outros); os Workshops Avaliação em Educação Online (com Stella Porto), Planejamento Educacional para EaD (com Alexander Romiszowiski), Conduzindo um Curso Online (com Wilson Azevedo) e Direitos Autorais e EaD (com Bruno Drago).

O foco do trabalho da Aquifolium Educacional está numa abordagem que privilegia os elementos humanos em relação aos tecnológicos, introduzindo um diferencial de qualidade que ultrapassa as limitações das abordagens apoiadas principalmente na automatização de processos e distribuição de informações. Acreditamos que uma das maiores conquistas proporcionadas pelas tecnologias da informaçao e da comunicação mediada por computador reside na possibilidade de se promover intensa interação entre pessoas reunidas em comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa.
 


Dissertação de mestrado e tese de doutorado descrevem e revelam a qualidade de cursos da Aquifolium

Observação participante realizada por pesquisadores da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás detalha o dia-a-dia de  cursos online da Aquifolium e mostra elevado grau de satisfação dos alunos.

Para escrever sua dissertação de mestrado em Tecnologias na Educação defendida em 2003 na UnB, a profa. Vera Siqueira acompanhou diariamente uma turma de um curso online da Aquifolium, interagindo diretamente com professor e alunos. Após o fim do curso entrevistou alguns dos alunos, colhendo suas impressões sobre a qualidade da aprendizagem e os resultados alcançados.

Mais recentemente em 2008 o prof. Alzino Furtado de Mendonça fez trabalho similar de observação participante em outra turma de outro curso da Aquifolium para a elaboração de sua tese de doutorado em Educação defendida em 2009 na UFG.

Se você quer ver em detalhes como é um curso da Aquifolium e se certificar de sua qualidade, pode ler estes trabalhos disponíveis em formato PDF:

© 2000 - 2013 Aquifolium Educacional