Fazer a Ponte

Curso Online
com a equipe de professores da
Escola da Ponte (Portugal)

De 28/01 a 15/03/2013

Inscreva-se JÁ!

O que dizem aqueles que participaram das primeiras turmas...

    A Escola da Ponte, situada em Vila das Aves, Portugal, é hoje uma das mais importantes referências em educação básica em todo o mundo. A partir da publicação de uma série de artigos, e posteriormente um livro, por Rubem Alves ("A Escola Com que Sempre Sonhei Sem Imaginar que Pudesse Existir"), tornou-se conhecida de um público mais amplo, despertando a um só tempo curiosidade, espanto e esperança por conta de sua maneira peculiar de organizar o espaço e o cotidiano escolar e da excelência dos resultados que vem produzindo na vida de seus alunos nos últimos 30 anos.

    Este curso oferece aos que dele participarem a oportunidade de conhecer melhor como funciona a Escola da Ponte, sua metodologia e prática educativa, com especial atenção aos aspectos relacionados ao desenvolvimento da autonomia, da motivação, da disciplina e da avaliação dos alunos. Espera-se que aqueles que participarem deste curso saiam dele não apenas com mais e mais detalhadas informações sobre a Escola da Ponte, mas principalmente que apliquem no seu cotidiano idéias, estratégias e procedimentos inspirados nesta outra forma de fazer educação.


    Docentes

    Professores da Escola da Ponte coordenados pela profa. Ana Moreira (atual coordenadora da escola).

    Coordenação geral e tutoria: prof. Wilson Azevedo.


    Programa

    • Ambientação Online
    • Escola da Ponte: uma visão geral
    • Fundamentos teóricos
    • Motivação dos alunos
    • Disciplina
    • Avaliação

    Público-alvo

    Educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível fundamental ou médio, estudantes de Pedagogia e profissionais da educação.


    Pré-requisitos

    • Conexão estável e regular com a Internet.
    • Conhecimentos, em nível de usuário, de navegação na web e de uso de correio eletrônico (ler, redigir, responder e enviar mensagens).
    • Disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo de cada uma das 6 semanas de duração do curso.
       
     
    Dinâmica de funcionamento do curso

    A cada semana um tópico do programa de estudo será abordado. Os alunos deverão previamente ler uma breve entrevista com um grupo de professores da Escola da Ponte sobre o tema da semana e durante esta, em ambiente virtual de interação coletiva assíncrona, poderão perguntar diretamente a estes professores, numa espécie de "entrevista coletiva", esclarecendo dúvidas e colhendo mais informações sobre cada um dos tópicos do programa do curso.


    Avaliação

    Ao final do curso cada aluno procederá a uma auto-avaliação e preencherá e remeterá à coordenação um relatório de aprendizagem no qual descreverá o que de mais importante terá aprendido ao longo das suas 6 semanas de duração.


    Investimento

    O valor total da inscrição é de R$600,00 (aproximadamente 230 Euros), mas os primeiros a se inscreverem terão um DESCONTO de até 50% e pagarão apenas o valor promocional de R$300,00 ou à vista (por depósito bancário) ou em até 12 (Mastercard/
    VISA) ou mesmo 15 (American Express) vezes no cartão de crédito (confira a tabela de parcelamento para valor total parcelado)

    Escolas e secretarias de educação que inscreverem grandes grupos (mínimo de 6 inscrições) também terão desconto de 50% e pagarão apenas R$300,00 por inscrição, independente do fato de estarem entre os primeiros inscritos. Para inscrição deverão enviar e-mail para <educacional@aquifolium.com.br> informando nomes e endereços de e-mail daqueles que serão inscritos, além de CNPJ, Razão Social e endereço postal da instituição ou órgão público.


    Formulário de Inscrição

     

    Respostas a Perguntas mais Freqüentes

    Como serão as aulas?

    Os alunos terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de conferência eletrônica via e-mail com interface web. Através deste sistema os alunos receberão por e-mail mensagens dos professores e de outros alunos, interagindo tal como se estivessem em uma mesma sala de aulas presencial - estarão em uma "sala de aulas virtual". Logo no início do curso os alunos receberão um endereço e uma senha para acesso ao cronograma e ao programa detalhado do curso, bem como aos textos das entrevistas com professores da Escola da Ponte que deverão ser lidos pelos alunos de acordo com este cronograma/programa. Cada aluno deverá ir até este endereço e, ou ler em tela ou imprimir os textos para lê-los no papel, a critério do aluno. Ao longo de cada semana acontecerá uma espécie de "entrevista coletiva" em torno dos tópicos do programa, diretamente com os professores da Ponte, que responderão a perguntas dos alunos. Também a qualquer momento o aluno poderá entrar em contato individualmente com o coordenador, em caso de dúvida ou quando precisar de orientação.

    Qual o horário das aulas?

    O horário da conveniência do aluno. O sistema de conferência eletrônica permite que nos horários de sua preferência o aluno receba, responda e envie mensagens que serão, por sua vez, recebidas pelos professores e pelos demais alunos nos horários mais adequados a estes.

    Haverá algum encontro presencial?

    Não. Todas as atividades do curso serão desenvolvidas a distância, exclusivamente via Internet, utilizando os recursos disponíveis na própria rede.

    Que conhecimentos de informática serão necessários para fazer este curso?

    Apenas os conhecimentos rudimentares, em nível de usuário, de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e navegação em páginas web.

    Nunca fiz um curso online antes. Posso ainda assim fazer este curso?

    Sim. A primeira semana do curso será dedicada exatamente a um trabalho de ambientação online, acompanhado por um professor, em que os alunos serão apresentados à dinâmica de funcionamento do curso e experimentarão cada um dos recursos que nele serão utilizados. Será uma espécie de "pré-escola virtual" para "marinheiros de primeira viagem" em ambientes virtuais de ensino-aprendizagem.

    Quanto tempo o curso irá exigir do aluno?

    O curso tem 60 horas-aula de carga horária e 30 dias úteis de duração. Portanto, EM MÉDIA, serão necessárias 2 horas-aula por dia útil. Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à leitura dos textos, das mensagens distribuídas pelo sistema de conferência eletrônica, bem como para a redação de mensagens, o mais próximo possível desta média de 2 horas-aula por dia.

    Quanto tempo precisarei ficar conectado à Internet para fazer este curso?

    O aluno precisará conectar-se à Internet para baixar textos em páginas web e mensagens do sistema de conferência eletrônica via e-mail. Para ler os textos e participar do debate, lendo e respondendo mensagens, o aluno não precisará ficar conectado. Portanto, estima-se um total máximo de cerca de 12 horas de conexão ao longo de 30 dias úteis.

    Quais os pré-requisitos para fazer este curso?

    Por se tratar de um curso online, o requisito operacional mínimo é dispor de acesso regular, não eventual, à Internet. Por acesso regular entende-se a possibilidade de acessar diariamente a Internet por meio de uma conexão estável. Em geral, aqueles que conseguem navegar em paginas web e comunicar-se através de correio eletrônico (e-mail) dispõem deste requisito operacional mínimo. Além destes requisitos operacionais, o curso requer uma dedicação MÉDIA de duas horas diárias para leitura de textos e mensagens (circularão pelo sistema de conferencia eletrónica 20 mensagens por dia útil EM MÉDIA).

    Haverá certificado?

    Sim. Aqueles que concluirem todo o curso e entregarem a última avaliação poderão solicitar, após o encerramento, um certificado de participação, constando a carga horária (60h). Porém, por se tratar de um curso livre, que não requer autorização nem credenciamento do Ministério da Educação, este certificado não possui valor acadêmico.

    Será preciso instalar algum programa ou software especial?

    Não. Ao longo das 6 semanas de duração total do curso o aluno precisará apenas de um programa de correio eletrônico, como o Outlook Express, e de navegação na web, como o Internet Explorer.

    De que tipo de computador será preciso dispor para fazer o curso?

    A rigor, um PC-compatível 486 ou superior equipado com sistema operacional Windows, Linux ou Mac OS-X e um modem de no mínimo 14.400 bps representa a plataforma mínima necessária.


© 2000 - 2013 Aquifolium Educacional


  

  

  

  

  

  

  

  



O que dizem aqueles que participaram das primeiras turmas do curso "Fazer a Ponte":


 

Depois de assistir a uma palestra do prof. Pacheco, muitas interrogações surgiram em minhas concepções do que é ensinar e do que é aprender... Por coincidência tive acesso ao curso pela Internet em seguida, onde pude aprofundar a grandiosidade do projeto da escola da Ponte através de pessos maravilhosas que também participaram do projeto... FOI MUITO BOM!!!!! Porém sinto que é difícl contar o que aprendi e conheci, só mesmo tendo contato com estas pessoas é que podemos perceber a paixão de ensinar e aprender...

Chris Vieira, Bragança Paulista - SP

 

 
 

Este curso vai mudar a forma como vê os alunos à sua frente. Palavras como liberdade, motivação, disciplina e respeito terão um novo significado prático.

Hugo Serrão, Portugal

 

 
 

Fazer a Ponte significou pra mim mudança de rota, implantação de nova metodologia de trabalho... Agora estou sendo chamado para dizer como fazer em outras escolas... Isso já é um grande reconhecimento de que foi importante ter conhecido tanta gente interessada em educação.

Fernando Arosa, Escola Parque - Rio de Janeiro - RJ

 

 
 

Através do curso online "Fazer a Ponte" senti o desejo de ser "Ponte" entre meus alunos e o conhecimento. Ser "PONTE" é se comprometer com o processo de transformação da realidade, alimentando um projeto comum de escola e sociedade. Aprendi que é possível fazer uma escola diferente.

Maria Angela, Sorocaba - SP

 

 
 

Nestes tempos incertos e de crises na educação, a possibilidade de conhecer experiências exitosas como a proposta pela Escola da Ponte, através da metodologia EaD, é de fato o que nos faz enquanto educadores, acreditar que educação é acima de tudo uma atividade diáletica, ou seja, precisamos conhecer através de outras experiências novas técnicas, novos valores, cotidianos, culturas. Isso foi o que me levou a participar deste curso, que me surpreendeu pela proposta construtiva de criar uma teia social, onde a troca de conhecimentos com outros educadores foi de fato rica e dinâmica.

Sandra H. Rodrigues, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância, Fundação Joaquim Nabuco - Pernambuco

 

 
 

O Curso da Ponte on-line é bastante interessante, de boa qualidade. Além de ser muito dinâmico a gente tem possibilidade de interagir com pessoas de todas as partes do Brasil e do mundo possibilitando trocas riquíssimas de experiências. O Curso foi tão bom que facabei indo conhecer de perto a Escola.

Luisa Delgado de Carvalho, Rio de Janeiro - RJ

 

 
 

O curso foi muito bom, com textos de excelente qualidade. Foi uma grande oportunidade para conhecer e debater com diferentes profissionais. Parece corrido, no início até me assustei... Mas dá para ser feito paralelo ao trabalho. Não deixe de acompanhar as discussões, mesmo que você não possa fazer algum comentário. Salve tudo que você receber e leia com tempo. Quando o curso terminou consegui reler tudo e refletir. Foi uma ótima maneira de compreender melhor o que se passa na Escola da Ponte. Eu adorei!

Fernanda Ignarra, São Paulo - SP

 

 
 

Fiquei realizada, com o curso Fazer a Ponte e quero participar sempre!!!

Margarete Frazn, Rio do Sul - SC

 

 
 

Se o curso FAZER A PONTE tivesse parte II eu faria de imediato a inscrição. Lá todo dia era especial, tinha sempre uma novidade, um gosto novo, um jeito de descoberta. Todo dia era dia de poder aprender ou de ensinar Mas sempre com organização! Que saudade!

Carmen Tereza, Pedagoga, São José dos Campos - SP

 

 
 

O curso da Ponte ajudou que eu mudasse o foco das questões de sala de aula. Precisamos aprender a ver o que os nossos alunos já sabem, valorizar esse saber pois só assim daremos força a um novo aprendizado. E o grande desafio: que nossos alunos gostem da escola e vejam sentido nela (depois de termos nós, professores, percorrido o mesmo caminho). O curso é bastante direcionado e com questões extremamente positivas para que construamos uma nova postura enquanto professores. Dica: organize seu tempo para fazer o curso.

Lívia Zanier, São Paulo - SP

 

 
 

Participar do curso "Fazer a Ponte" foi uma experiência muito interessante porque me ajudou a aprofundar minha forma de ver o lúdico na relação com o conhecimento e com os alunos. Isso foi possível porque as discussões e as leituras contemplaram tanto a dimensão teórica quanto prática, a partir do funcionamento da Escola da Ponte. Fiquei muito satisfeita com esse aprendizado, que considerei o início de um bonito caminho que quero trilhar no meu contato com a proposta da Ponte.

Jany Pereira, São Paulo - SP

 

 
 

O curso à distância é um desafio para nós que gostamos de estudar em tempo disponível para falar e relacionar com outros colegas educadores. Gostei muito do curso pois me proporcionou atualização, conhecimento de outras realidades, discussão de experiências riquíssimas vivenciadas por professores, gestores educacionais e conhecimento da Escola da Ponte, como também de outras. Discutimos temáticas importantes como políticas educacionais, currículo, gestão escolar, dentre outras. Foi uma capacitação muito importante para meu desenvolvimento profissional em 2006.

Dulcineia Carvalhães, Belo Horizonte - MG

 

 
 

Fazer a Ponte reflete uma experiência educacional que acontece em Portugal, século XXI, sugerindo um caminho possível para a nossa educação.

Conceição Viude, São Paulo - SP

 

 
 

Quando me inscrevi neste curso fiz com certo receio, por ser uma experiência nova para mim um curso a distância, mas o tema da Escola da Ponte me encantava por demais. Resolvi encarar o desafio e ser mais uma na rede interativa da EAD. O resultado foi maravilhoso pelo MUITO que aprendi "ouvindo" outros participantes do curso, acompanhando o "enredamento" de conversas que se completavam, contrapunham, inquiriam fazendo com que eu aprendesse muito nesse processo. Com relação ao tema da Escola da Ponta é encantador, um desafio que nos chama como profissionais da educação. Não vou me estender, mas insisto que participe da experiência e ouça com atenção o processo dinâmico e dialógico que a Escola da Ponte faz entre os professores, com os alunos e a comunidade escolar. Uma verdadeira ação construtivista.

Maria Célia Rossetto, Passo Fundo - RS

 

 
 

No curso Fazer a Ponte descobri um sem número de outras dimensões do conhecimento humano e das possibilidades da Educação a Distância. Mas, o que mais marcou foi a profundidade das interações que conseguimos manter com o grupo de professores daquela escola. As suas intervenções nos diálogos e bate-papos do curso tornaram transparentes a seriedade do trabalho que fazem e toda a estrutura, o funcionamento e as dimensões teórico-filosóficas e políticas da Escola da Ponte. Foi muito bom!

Felipe Gustsack, Depto de Educação - UNISC, Santa Cruz do Sul - RS

 

 
 

Ter feito o curso da Escola da Ponte foi para mim algo surpreendente, pois não imaginava que existisse uma escola Pública que recebesse alunos simples sem nenhuma particularidade. Esta Escola traz no seu contexto uma metodologia maravilhosa, a qual faz inveja a qualquer Escola de 1º mundo, pois os alunos são convidados a fazerem o seu plano de estudo dentro de um currículo sugerido por eles, sem prejudicar o currículo escolar. É maravilhoso saber que existe uma escola sem portões fechados, pois todos os alunos sabem da sua responsabilidade. Este curso foi uma das melhores coisas que já fiz na vida, pricipalmente por termos excelentes mediadores , textos convidativos e excelentes depoimentos. Digo que mudei muito e procuro sempre que possível solicitar dos meus alunos o que eles gostaríam de estudar e tem dado certo. É muito bom começarmos a ver o mundo e a educação com outros olhos, e estarmos preparados para aprendermos a aprender num estilo diferenciado.

Eliete Ferreira, Salvador - BA

 

 
 

Me inscrever no curso "Fazer a ponte" foi uma decisão rápida e segura, porque o site fornece informações precisas e convincentes da qualidade do curso e responsabilidade da equipe de professores e coordenadores. Essa experiência marcou minha vida profissional e pessoal, no sentido de querer sempre ser uma pessoa melhor. Fazer a ponte foi uma forma de interagir no mundo virtual e me envolver em debates educacionais que mexeram com minhas práticas pedagógicas. Portanto, não tenha dúvida: vamos fazer a ponte!!!!!!!!!!!

Elizabeth Menegolo, Vilhena - RO

 

 
 

O curso sobre a Escola da Ponte ajudou a me fortalecer e reconhecer como professora, percebendo que a ação educativa é o resultado de um trabalho responsável, consciente e urgentemente profissional.

Maria Alice Moreira Bampi, Florianópolis - SC

 

 
 

O curso Fazer a Ponte possibilitou-nos leituras, reflexões sobre a prática e a produção de novos conhecimentos pertinentesa ao trabalho escolar. É sempre bom e de interesse ouvir o que nossos colegas vivenciam e realizam no dia a dia da profissão. Isto traz novas idéias para o nosso trabalho. Recomendo aos colegas interessados a participação da proposta da Aquifolium.

Maria Lúcia, Belo Horizonte - MG

 

 
© 2000 - 2013 Aquifolium Educacional