Neurociência e Educação

Curso Online
com Kátia Chedid
e Wilson Azevedo

De 6 a 24/02/2017

Inscreva-se JÁ!

    A neurociência tem experimentado notável progresso nas duas últimas décadas. Sabemos hoje bem mais acerca do funcionamento do cérebro que nos últimos anos do século passado. Estes avanços estão levando a novos desenvolvimentos e aplicações nas mais diversas áreas, da medicina à psicologia. Mas em Educação em geral estamos ainda defasados em relação ao que hoje se sabe a respeito de como o cérebro aprende e como aplicar as mais recentes descobertas da neurociência em nossas instituições de ensino.

    Profa. Katia ChedidNeste curso teremos a oportunidade de aprender acerca da aplicação da neurociência à educação com uma especialista no assunto, a profa. Kátia Chedid. Educadora com mais de 30 anos de experiência e trabalho em escolas, pedagoga, psicopedagoga, gestora escolar, com extensão em Neuropsicologia, profa. Kátia participou de grupos de estudo em Neurociência na Faculdade de Educação da PUC-SP, na Escola Politécnica e na Faculdade de Educação da USP. Tem Especialização em Neurociência aplicada a Educação pela Faculdade de Ciência Médicas da Santa Casa de São Paulo. É colunista no InfoGeekie sobre Neurociência e Educação e articulista da Revista NeuroEducação. Faz curadoria de conteúdo de duas comunidades no Facebook  (Neurociência e Educação e Neuroscience and Education) com mais de 32.000 membros. Ministra Cursos e palestras sobre Neurociência e Educação na Casa do Saber em São Paulo.


    Conteúdo Programático
     
    • O que é Neurociência e como ela pode ajudar a escola?
    • Conceitos básicos de neurociência: humor, sentidos, emoção, tempo
    • Memória
    • O cérebro alfabetizado e matemático
    • O cérebro da criança e do adolescente
     
     
    Público-alvo

    Educadores em geral, professores da rede pública e/ou privada de nível fundamental, médio ou superior, bem como da educação profissional e corporativa, estudantes de Pedagogia e/ou Licenciaturas e profissionais da educação.

     
    Dinâmica do curso

    As atividades do curso se desenvolverão em 4 etapas:

    1.
    Na semana anterior ao início do curso orientações específicas e detalhadas sobre o funcionamento do ambiente e a dinâmica do curso serão distribuídas.
     
    2. Na primeira semana do curso os inscritos serão incentivados a desenvolver uma atividade de preparação para o melhor aproveitamento da oportunidade de interação direta com a profa. Kátia Chedid, discutindo previamente entre si as idéias expostas nos textos disponibilizados
    no site do curso, de modo a se elaborar um elenco de dúvidas e questionamentos a serem apresentados diretamente à profa. Kátia na semana seguinte.
     
    3. Na segunda semana os inscritos terão a oportunidade de debater diretamente com
    a profa. Kátia suas idéias acerca da aplicação da neurociência em Educação, dialogando diretamente com ela a respeito, numa espécie de "entrevista coletiva" assíncrona.
     
    4. Na terceira e última semana, novamente entre si, os participantes terão a oportunidade de interagir em torno das idéias apresentadas pel
    a profa. Kátia na semana anterior, consolidando assim sua aprendizagem e procedendo à avaliação de seu aproveitamento no curso.

    Esta dinâmica será coordenada, moderada e orientada pelo prof. Wilson Azevedo, diretor da Aquifolium Educacional, em ambiente virtual assíncrono, sem hora marcada, de tal modo que cada inscrito participe destas atividades nos horários e lugares de sua conveniência e/ou preferência. Não haverá atividades programadas com hora marcada.
     
    Pré-requisitos

    • Conexão estável e regular com a Internet.
    • Conhecimentos, em nível de usuário, de navegação na web e de uso de correio eletrônico (ler, redigir, responder e enviar mensagens).
    • Disponibilidade de 10 horas (2 horas por dia útil em média) ao longo de cada uma das 3 semanas de duração do curso.
       

    Avaliação

    Ao final do curso cada aluno procederá a uma auto-avaliação e preencherá e remeterá à coordenação um relatório de aprendizagem no qual descreverá o que de mais importante terá aprendido ao longo das suas 3 semanas de duração.


    Investimento

    O valor total da inscrição é de R$560,00, mas os primeiros a se inscreverem terão um DESCONTO de até 50% e pagarão apenas o valor promocional de R$280,00 ou à vista ou em até 12 (Mastercard/
    VISA) ou mesmo 15 (American Express) vezes no cartão de crédito.

    Escolas e secretarias de educação que inscreverem grandes grupos (mínimo de 6 inscrições) também terão desconto de 50% e pagarão apenas R$280,00 por inscrição, independente do fato de estarem entre os primeiros inscritos. Para inscrição deverão enviar e-mail para <educacional@aquifolium.com.br> informando nomes e endereços de e-mail daqueles que serão inscritos, além de CNPJ, Razão Social e endereço postal da instituição ou órgão público.


    1. FAÇA O PAGAMENTO

    PagSeguro

    • Clique no botão acima e siga as instruções no site do PagSeguro para efetuar o pagamento.
    • Após finalizar o pagamento você receberá em tela e por email um código da operação: volte a esta página, copie e cole este código no respectivo campo do formulário abaixo.

    2. PREENCHA O FORMULÁRIO
    (clique aqui caso não apareça nenhum formulário abaixo desta linha)


     

    Respostas a Perguntas mais Freqüentes

    Como serão as aulas?

    Os alunos terão seus endereços eletrônicos colocados em um sistema de conferência eletrônica via e-mail com interface web. Através deste sistema os alunos receberão por e-mail mensagens dos professores e de outros alunos, interagindo tal como se estivessem em uma mesma sala de aulas presencial - estarão em uma "sala de aulas virtual". A qualquer momento o aluno poderá entrar em contato individualmente com o coordenador, em caso de dúvida ou quando precisar de orientação.

    Qual o horário das aulas?

    O horário da conveniência do aluno. O sistema de conferência eletrônica permite que nos horários de sua preferência o aluno receba, responda e envie mensagens que serão, por sua vez, recebidas pelos professores e pelos demais alunos nos horários mais adequados a estes.

    Haverá algum encontro presencial?

    Não. Todas as atividades do curso serão desenvolvidas a distância, exclusivamente via Internet, utilizando os recursos disponíveis na própria rede.

    Que conhecimentos de informática serão necessários para fazer este curso?

    Apenas os conhecimentos rudimentares, em nível de usuário, de correio eletrônico (receber, responder e enviar mensagens via e-mail) e navegação em páginas web.

    Quanto tempo o curso irá exigir do aluno?

    O curso tem 30 horas-aula de carga horária e 15 dias úteis de duração. Portanto, EM MÉDIA, serão necessárias 2 horas-aula por dia útil. Recomendamos que o aluno separe um horário diário para dedicar-se à leitura dos textos, das mensagens distribuídas pelo sistema de conferência eletrônica, bem como para a redação de mensagens, o mais próximo possível desta média de 2 horas-aula por dia.

    Quais os pré-requisitos para fazer este curso?

    Por se tratar de um curso online, o requisito operacional mínimo é dispor de acesso regular, não eventual, à Internet. Por acesso regular entende-se a possibilidade de acessar diariamente a Internet por meio de uma conexão estável. Em geral, aqueles que conseguem navegar em paginas web e comunicar-se através de correio eletrônico (e-mail) dispõem deste requisito operacional mínimo. Além destes requisitos operacionais, o curso requer uma dedicação MÉDIA de duas horas diárias para leitura de textos e mensagens (circularão pelo sistema de conferencia eletrónica 20 mensagens por dia útil EM MÉDIA).

    Haverá certificado?

    Sim. Aqueles que concluirem todo o curso e entregarem a última avaliação poderão solicitar, após o encerramento, um certificado de participação, constando a carga horária (30h).

 

 
 
Sobre a Aquifolium Educacional

A Aquifolium Educacional é uma das mais respeitadas empresas no campo da Educação Online no Brasil. Atende instituições de ensino e empresas oferecendo consultoria para a implantação de programas de educação a distância para Intranets ou via Internet, desde a concepção pedagógica até o acompanhamento de docentes em suas primeiras aulas online, passando pelo desenho de ambientes online para aprendizagem colaborativa, capacitação e acompanhamento de docentes, ambientação de alunos etc.

Entre as empresas e instituições atendidas pela Aquifolium Educacional encontram-se: SEBRAE Nacional, SENAI Nacional, SENAC Nacional, SEST/SENAT Nacional, SENAC-SP, Sistema FIRJAN, Conselho da Justiça Federal, Caixa Econômica Federal entre outros.

Da linha de cursos, workshops e encontros online de nível internacional realizados pela Aquifolium Educacional nos últimos anos destacam-se: os cursos online Pioneiros da Educação Online (com Linda Harasim, Robin Mason, Murray Turoff e Andrew Feenberg), Fazer a Ponte (com José Pacheco e a equipe de professores da Escola da Ponte, de Portugal), Capacitação Pedagógica para EaD via Internet; a série de Encontros com a Educação Online (com Rena Palloff, Keith Pratt, Zane Berge, Otto Peters, Gilly Salmon, Susan Tresman entre outros); os Workshops Avaliação em Educação Online (com Stella Porto), Planejamento Educacional para EaD (com Alexander Romiszowiski), Conduzindo um Curso Online (com Wilson Azevedo) e Direitos Autorais e EaD (com Bruno Drago).

O foco do trabalho da Aquifolium Educacional está numa abordagem que privilegia os elementos humanos em relação aos tecnológicos, introduzindo um diferencial de qualidade que ultrapassa as limitações das abordagens apoiadas principalmente na automatização de processos e distribuição de informações. Acreditamos que uma das maiores conquistas proporcionadas pelas tecnologias da informaçao e da comunicação mediada por computador reside na possibilidade de se promover intensa interação entre pessoas reunidas em comunidades virtuais de aprendizagem colaborativa.
 


Dissertação de mestrado e tese de doutorado descrevem e revelam a qualidade de cursos da Aquifolium

Observação participante realizada por pesquisadores da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás detalha o dia-a-dia de  cursos online da Aquifolium e mostra elevado grau de satisfação dos alunos.

Para escrever sua dissertação de mestrado em Tecnologias na Educação defendida em 2003 na UnB, a profa. Vera Siqueira acompanhou diariamente uma turma de um curso online da Aquifolium, interagindo diretamente com professor e alunos. Após o fim do curso entrevistou alguns dos alunos, colhendo suas impressões sobre a qualidade da aprendizagem e os resultados alcançados.

Mais recentemente em 2008 o prof. Alzino Furtado de Mendonça fez trabalho similar de observação participante em outra turma de outro curso da Aquifolium para a elaboração de sua tese de doutorado em Educação defendida em 2009 na UFG.

Se você quer ver em detalhes como é um curso da Aquifolium e se certificar de sua qualidade, pode ler estes trabalhos disponíveis em formato PDF:

© 2000 - 2013 Aquifolium Educacional