ENATED

I Encontro Nacional de Tutores de Educação a Distância
"Inconferência" online
10 a 21 de julho de 2006

 

 O QUE É O ENATED?

 

O I Encontro Nacional de Tutores de Educação a Distância será um evento:

  • online, isto é, acontecerá totalmente via Internet;
     
  • multissíncrono, isto é, funcionará através de serviços de interação coletiva assíncrona (sem hora marcada, como fóruns) e síncrona (com hora marcada, como chats);
     
  • em formato de "inconferência", isto é, a programação será montada a partir da contribuição e participação ativa de inscritos. Para mais detalhes sobre o que é e como funciona uma "inconferência", veja:
     

 
 

 A QUEM SE DESTINA O ENATED?

 

Todos aqueles que atuam ou desejam atuar como professores-tutores em cursos a distância oferecidos através dos diversos meios estão convidados a participar.

Além destes, aqueles que direta ou indiretamente trabalham com Educação a Distância também estão convidados a dar sua contribuição.

 
 

 O QUE FAÇO PARA PARTICIPAR DO ENATED?

 

Em primeiro lugar você deve inscrever-se preenchendo o formulário que se encontra ao final desta página.

Na semana entre 26 e 30 de junho de 2006 você terá a oportunidade de propor a discussão de temas para que na semana entre 3 e 7 de julho uma comissão organizadora monte uma programação que será seguida nas duas semanas que vão de 10 a 21 de julho.Instruções específicas sobre como proceder para propor temas para discussão serão enviadas aos inscritos até o dia 25 de junho.

IMPORTANTE: Cada pessoa que propuser um tema será responsável por dinamizar e conduzir a discussão daquele tema no espaço virtual e no período que a comissão organizadora atribuir para este fim.

Até o dia 9 de julho todos os inscritos receberão informações e instruções para acesso ao ambiente online no qual acontecerá o encontro, bem como a programação completa de temas. Você poderá escolher que discussões deseja acompanhar e/ou contribuir para e pode optar por quantas discussões quiser, sem limites outros que não sua própria disponibilidade de tempo e seu próprio interesse nos assuntos em debate.

NOTA: É importantísimo que cada inscrito assegure as condições mínimas para participar e/ou acompanhar as discussões. Cada um deverá organizar o seu tempo, bem como responsabilizar-se pelos equipamentos e conexões que utilizará. Todas as sessões de discussão acontecerão em ambiente de interação coletiva em modo texto. É possível que de forma complementar e optativa algumas sessões ofereçam recursos de áudio e vídeo, porém, mesmo nestes casos, alternativas em modo texto serão sempre oferecidas.

 
 

 VAI TER CERTIFICADO?

 

NÃO. E também não vai ter declaração de participação. Por favor, não insista.

  
 

 QUEM ESTÁ PROMOVENDO O I ENATED?

 

Um grupo de voluntários participantes do grupo de discussão EAD-BR, profissionais de Educação a Distância que desejam reunir outros profissionais, especialmente tutores, tendo no horizonte a possibilidade de criação de uma Associação Brasileira de Tutores de Educação a Distância. A própria criação de uma associação como esta pode ser um dos temas deste I ENATED.

  
 

 E QUANTO AOS TEMAS, PROGRAMAÇÃO, PRELETORES?

 

Está escrito acima:os temas do ENATED serão os temas propostos pelos próprios inscritos. Não haverá outros temas que não os temas que os próprios inscritos propuserem. Se um tema não aparecer na programação será porque nenhum inscrito manifestou o interesse em discuti-lo. Se você tem interesse num tema, proponha-o no momento reservado para isto (entre 26 e 30 de junho). Se ninguém o propuser, ele não será abordado. Ou seja, no ENATED serão discutidos apenas os assuntos que interessam aos inscritos e se um tema não aparecer na programação será porque ninguém demonstrou interesse em propor sua discussão.

A programação somente será divulgada após o dia 9 de julho. A comissão organizadora vai apenas organizar a programação com base nas propostas de temas oferecidas pelos inscritos, eliminando sobreposições e coincidências. Ela não proporá nenhum outro tema, nem trará a contribuição de nenhuma outra pessoa.

Preletores? Bem, segundo Dave Winer, uma "inconferência" se baseia num princípio básico a que ele chama de "lei geral das conferências tradicionais":

"A soma das expertises das pessoas que se encontram na platéia é maior do que a soma das expertises das pessoas que estão no palco"

Assim, numa inconferência não há preletores: apenas pessoas que somam suas competências e trazem sua própria bagagem de questões e inquietações para debater.

  
 

 INSCRIÇÃO

 

Para inscrever-se no I ENATED preencha e envie no máximo até o dia 25 de junho o formulário abaixo. Sim, apenas isto. Não precisa pagar nada. É gratuito...

 

Seu nome:

Seu e-mail:

Instituição onde atua: